Total de visualizações de página
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Carro pega fogo e mata mulher em Carneirinhos
Foto: Ulisses Nascimento
Um grave acidente na tarde de hoje,30, avenida Wilson Alvarenga matou uma mulher e deixou um homem ferido.Por volta das 14h20,a Brasília placas GQG 0331, de Nova Era,seguia pela avenida e bateu em um poste próximo à Astemon Refrigeração, em Carneirinhos. O carro pegou fogo depois do impacto da batida. O motorista,Joaquim Sotero Simeão,64,foi retirado do veículo por populares. Ele fraturou a clavícula e o fêmur.Maria de Fátima Oliveira,53,natural de Nova Era,ficou presa ás ferragens e morreu carbonizada. Segundo testemunhas, o carro seguia pela avenida e o motorista teria perdido o controle da direção depois de ter sido fechado por um fusca. O proprietário da Astemon Refrigeração, Joaquim Kubu, ajudou a retirar o homem do carro. “Ouvi um barulho e corri com dois extintores de incêndio da loja”, conta, complementando que não foi possível retirar Maria de Fátima do carro.O homem que dirigia o carro foi levado para o Hospital Margarida pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). O trânsito ficou lento no local do acidente.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Galo massacra o Flamengo no Maracanã
Renan Oliveira comandou o Galo na goleada sobre o Flamengo
Foto:Ricardo Cassiano / Lancepress
Sensacional. Este é o melhor adjetivo para descrever a grande vitória do Galo sobre o Flamengo, diante de 80 mil rubro-negros no maior estádio do mundo, o Maracanã, no sábado,11.
O primeiro gol - bonito, diga-se de passagem - foi do boliviano Castillo, o primeiro dele com a camisa atleticana.
Renan Oliveira jogou com maestria: armou contra-ataques,fez o segundo gol,cadenciou o jogo...Foi o craque da partida, sem dúvida alguma.
O zagueiro Leandro Almeida deu números finais ao placar.
O time todo esteve bem. Palmas para o treinador, Marcelo Oliveira, que escalou alguns garotos da base.A molecada fez história.Foi a melhor apresentação do Galo no ano.
Resta saber se o bom futebol vai continuar até domingo,19, quando o alvi-negro enfrenta o Cruzeiro, às 16 horas no Mineirão.
Força Galo!!!!.
domingo, 5 de outubro de 2008
Surpresas e decepções marcam as eleições em Monlevade
O clima de suspense prevaleceu até o final das apurações, prova disso é a diferença de votos entre Gustavo Prandini (PV), eleito chefe do executivo para os próximos quatro anos, e Railton Franklin (PDT), segundo colocado: 540. Na Câmara Municipal, as eleições também trouxeram surpresas: quatro vereadores foram reeleitos – Zezinho Despachante (PP), Dorinha Machado (PMDB), Robertinho (PMN), Sinval (PSDB), e seis farão o “mandato de primeira viagem”: Doró da Saúde (PMN), Belmar Diniz e Dulcinéia (ambos do PT), Guilherme Nasser (PSDB), Vanderlei Miranda (PR), e Pastor Carlinhos (PV). A Justiça Eleitoral divulgou três parciais durante o processo de apuração. Em todas elas, Gustavo Prandini apareceu com pouco mais de 400 votos à frente de Railton Franklin.
Outra constatação que surpreendeu foi Conceição Winter (PMDB). Ao contrário do que as pesquisas realizadas por vários institutos e divulgadas na imprensa revelaram, a atual vice-prefeita não teve o desempenho esperado. Ela aparecia nos levantamentos, mesmo com pequena vantagem, como líder na intenção de votos, mas teve 10.714 votos.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Festival de Inverno da Funcec será em outubro
A Funcec realiza de 8 a 12 de outubro o seu II Festival de Inverno. Este ano, o evento ocorre no início da primavera, mas o clima promete ser o mesmo da edição anterior :muita música e teatro agitando o cenário cultural de João Monlevade.
Promovido pelo Departamento de Cultura da Funcec, o evento vai movimentar diferentes espaços na cidade, entre eles a Praça do Povo, o Hipercomercial Monlevade, a Rede Graal, Mina da Água Limpa, Mina do Andrade e várias escolas. Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, oficinas artísticas e mostras de artesanato estão no programa do festival.
Grupo Malacadabra, Grupo Mosaico, Banda Concreto, Grupo Bendegó, Banda Ímpar, Grupo Naipe de Ouros, Banda Infocus, Grupo Ekilíbrio, Quarteto Elos, Grupo Violar, Grupo Nitron Acústico e os grupo de choro Siricotico, Corta Jaca e Flor de Abacate são alguns dos convidados deste ano.
Conceição ataca Moreira no rádio
Novo salário dos vereadores será votado na segunda
Candidato a vereador é acusado por compra de votos
Edmilson Cearense apresentou defesa. Os advogados da coligação “Monlevade Solidária” argumentam que ele conhece a legislação eleitoral e nunca praticou o ato denunciado. “È verdade que o denunciado exerce a função de vendedor autônomo, e está em plena campanha eleitoral, porém, o mesmo nunca praticou tal ato, mesmo porque o candidato detém conhecimento da legislação eleitoral e sabe que tal crime pode comprometer sua campanha, e que o mesmo pode ter cassado seu registro ou seu diploma”, explica a defesa. A defesa alega que Cearense tem contato direto com eleitores todos os dias e por isso se interessou pela política. O desgaste com clientes seria natural, por eventuais dívidas ou insatisfação com os produtos oferecidos. “Vale lembrar que como se trata de uma pessoa conhecida na região e por atingir um número grande de eleitores, por ser vendedor autônomo haverá sempre adversários / inimigos. Caso condenado, Cearense pode ser processado na esfera civil e criminal. Na primeira ele pode ser multado em até cinquenta mil ufirs e ter o registro da candidatura cassado. Na segunda, ele pode pegar 5 anos de reclusão e ficar inelegível por três anos. A juíza eleitoral, Célia Ribeiro de Vasconcelos, analisou a defesa do candidato e deve marcar uma audiência, que ainda não tem data certa para ser realizada.
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Sem debate, o jeito foi entrevistar
As entrevistas concedidas pelos três candidatos à prefeitura – Conceição Winter (PMDB), Gustavo Prandini (PV) e Railton Franklin (PDT) – no auditório da Funcec, foram esclarecedoras. Os candidatos tiveram cinco minutos para falar sobre plano de governo e o que os levou a se candidatar. Inicialmente a meta da Funcec era promover um debate, porém, somente Prandini aceitou a proposta. Sem o acordo, todos responderam 10 perguntas – formuladas por alunos e professores da faculdade – sobre variados temas. A atividade foi coordenada – muito bem, diga-se de passagem – pelo jornalista e professor Getúlio Neuremberg. Vamos ás entrevistas. Railton estava um pouco nervoso,mas foi razoável. Se comportou bem a maior parte do tempo, deu respostas seguras sobre educação e duplicação da ArcelorMittal e defendeu o prefeito Carlos Moreira (PTB) – investigado pela Justiça - , seu maior apoiador. O médico titubeou em perguntas sobre a atual administração, como o inchaço na prefeitura, e não soube informar qual o percentual do orçamento 2009 será gasto para fazer o pagamento dos funcionários. Escorregou, mas terminou em pé. Nota 7.Gustavo começou animado. Uma das primeiras frases ditas pelo advogado se referiam ao orçamento 2009. “Ao contrário do outro candidato, estou estudando o orçamento”, comentou. O oposicionista mostrou que, dos três prefeitáveis, é que se comunica melhor, mas isso não quer dizer que leva grande vantagem na corrida eleitoral.
Como representante da esquerda, demonstrou preocupação com a área social. Ele também falou sobre trânsito – hoje, um assunto complicado – e a não menos espinhosa questão da segurança pública. Nota 8.
Conceição foi muito aquém do esperado. Chegou atrasada, na última hora. Se enrolou para falar sobre a motivação para se candidatar e respondeu a maioria das perguntas de forma vaga ou fugindo do tema. Um exemplo : quando questionada sobre a liberdade de imprensa, não foi convincente. “Eu concordo plenamente com esse direito”, explicou. A vice-prefeita mostrou sérios problemas de comunicação. Por ter encarado de frente e ter participado do evento, nota 6, mas sua capacidade de expressão é preocupantes,precisa melhorar, e muito.
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Entrevistas
Aguardem!.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Reta final
Gustavo Prandini (PV), apesar de ainda não ter assumido nenhum cargo público, foi candidato a vereador em 2004 e a deputado federal em 2006 e teve votações expressivas.Não possui experiência, mas conta com o apoio dos jovens e dos evangélicos, parcela de eleitores que pode fazer a diferença.
Railton Franklin (PDT) conta com o apoio do já citado Carlos Moreira e do deputado estadual Mauri Torres (PSDB). O problema é a avalanche de processos que a atual administração responde na justiça. As últimas pesquisas divulgadas pela imprensa mostram um páreo equilibrado. Conceição é a preferida dos eleitores na pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisador apresenta as opções ao entrevistado), mas é seguida de perto por Gustavo. Railton vem atrás, com quatro pontos a menos. O Jornal Monlevade deve publicar um novo levantamento nas próximas semanas. Seja qual for o resultado, o certo é que a disputa será acirrada. As respostas para algumas perguntas dos jornalistas e eleitores em geral – “Quem é o vencedor (a)?, o que ele (a) vai fazer para a cidade?” será respondida somente depois da apuração das urnas. Até lá, é esperar para ver.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Nova Pesquisa
Não perca!!!.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
A lista suja e a campanha em Monlevade
Em João Monlevade a relação viria em boa hora. Tem candidato que atropelou pedestre e não prestou socorro, pegou “empréstimos” mal explicados na Câmara Municipal, usou advogado da prefeitura em processo que respondia como pessoa física, e por aí vai. O eleitor está evoluindo, mas ainda não chegou no ponto de conhecer profundamente quem tenta chegar aos cargos públicos e escolhe-los simplesmente pelas propostas que apresentam. Um pouco mais de interesse por parte dos que escolhem seria fundamental, mas se a Justiça desse um empurrãozinho, melhor ainda. A vassoura da moralidade começava a varrer com força, mas foi quebrada pelos 9 ministros que votaram contra a divulgação da “lista suja”.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
quarta-feira, 30 de julho de 2008
UEMG pode ter curso de Design Gráfico em 2009
Vestibular da UEMG tem apenas 2% de desistências
Candidatos resolvem questões do vestibular da UEMG. Apenas 8 não comparecerem para o processo seletivo
Foto: Ulisses Nascimento
O Vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – campus João Monlevade , realizado na tarde de sábado, 26, teve apenas 2% de desistências. Dos 401inscritos para o processo seletivo do curso de Engenharia Metalúrgica, apenas 8 não compareceram para fazer as provas. Foram oferecidas 40 vagas. Os candidatos resolveram questões de múltipla escolha sobre Matemática, Português, Geografia, História, Biologia, Física e Química – e fizeram uma proposta de redação. Segundo o diretor da universidade, José Arnaldo Matta Machado, o curso – que recebeu conceito A do Conselho Estadual de Educação – foi implantado devido o perfil da região do Médio Piracicaba. “A duplicação da ArcelorMittal em Monlevade e o investimento de outras empresas torna esse curso oportuno”, explicou. A graduação será oferecida no horário da manhã na sede da UEMG. O resultado oficial do processo seletivo será divulgado hoje, 31.
Devido ao atraso na construção do novo bloco da universidade os aprovados para os cursos de Engenharia Ambiental e de Minas no processo seletivo de janeiro vão estudar provisoriamente no Centro Educacional, à noite.
Pós Graduação
A UEMG vai oferecer, a partir de agosto, a pós-graduação Latu Sensu em Gestão e Tecnologias Ambientais. Diferente dos outros cursos oferecidos pela instituição, esse será pago. A mensalidade deve ficar em R$350. De acordo com o diretor da universidade, 128 pessoas já se inscreveram para a especialização. A princípio serão oferecidas 40 vagas. Uma sala na sede da UEMG já está reservada para o curso.
Voluntários da ArcelorMittal cumprem mais uma etapa de campanha na BR-381
O comerciário Adorino Marcelino Filho conversa com o organizador da campanha,Carlos Augusto "Prateano", durante mobilização na BR-381.
Foto : Ulisses Nascimento
O último sábado, 26, serviu para que membros do grupo Pró-Voluntário cumprissem a segunda etapa da campanha “BR381- a vida pede passagem”. A atividade foi realizada de 8h30 às 12h30, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em João Monlevade. Os motoristas que passaram pelo local receberam camisetas, adesivos e uma cartilha sobre segurança no trânsito. De acordo com o organizador do movimento, Carlos Augusto Rosa Coelho, o “Prateano”, o objetivo da campanha é alertar os condutores. “Se conseguirmos sensibilizar um motorista, nosso trabalho está realizado”, disse. Ele acredita que o número de acidentes diminuiria se as pessoas tivessem mais respeito com as leis de trânsito. Faixas e outdoors foram colocados em outros pontos da estrada, como o trevo do Cruzeiro Celeste. No canteiro foram colocadas carcaças de veículos danificados por acidentes. O trabalho dos voluntários chamou a atenção. Para o caminhoneiro José Antônio Martins, de Ponte Nova, a campanha surtiu efeito. “Esse trabalho é muito bom. Poderia ser feito em outros trechos da estrada. Falta educação e responsabilidade no trânsito”, comentou. O comerciário Marcelino Adorino Filho, de Ipatinga, também gostou da campanha. “O que mais me impressionou foi a sensibilidade dos voluntários, a preocupação com o outro”, explicou. A próxima etapa do movimento está marcada para o dia 16 de agosto.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Conceição promete investimentos para o Cruzeiro Celeste
-"Sou mulher de trabalho", disse.
O comitê peemedebista em Carneirinhos - situado em frente ao prédio da Cemig - será inaugurado na tarde de terça,29.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Ministério Público x Enscon
Mauro Lara dá explicações durante entrevista coletiva
Foto: Ulisses Nascimento
A Ação Civil que o Ministério Público move contra a Enscon Viação - concessionária do transporte público em João Monlevade - voltou a ser assunto da imprensa hoje,24.
A promotora Giselle Ribeiro de Oliveira acusa a empresa e a prefeitura desde 2005, ano em que foi realizada licitação para o transporte público. No dia 23 de julho o MPE propôs ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito Carlos Moreira (PTB), o dono da Enscon - Mauro Severino Lara - e oito agentes públicos, entre eles a secretária de administração, Maria Elisa Bicalho e o assessor especial da secretaria de planejamento, Eduardo Bastos.
Hoje pela manhã, Mauro Lara conversou com jornalistas durante meia hora na sede da Enscon. Para o empresário,a denúncia da promotora é "precipitada". Ele entregou uma pesquisa e um relatório de prestação de contas - apresentado ao Conselho Municipal de Trânsito em reunião no dia 11 - aos repórteres.Lara não falou apenas da denúncia. Ele também criticou a Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de João Monlevade (Autcom)
-"A Autcom foi criada para promover algumas pessoas politicamente.Ela não contribuiu em nada para o transporte na cidade", disse o empresário.
Vale lembrar que, em 2005, Gustavo Prandini (PV) era o advogado da Autcom.
Pelo andar da carruagem,o assunto promete gerar muita discussão.
Missão quase impossível
Alô diretoria!!!. Tá na hora de acordar!. Será que o pesadelo de 2005 não foi suficiente para aprender a lição? A história tá muito parecida, e esse filme de terror - Deus nos livre - a massa não quer ver de novo.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
Hora de vencer
quinta-feira, 17 de julho de 2008
13º dos Vereadores volta a causar polêmica.
Robertinho (PMN) e Juninho Starling (PTB) já pediram o adiantamento do 13º, conforme noticiado com exclusividade pelo Jornal Monlevade (leia a matéria na versão impressa ou pela internet no www.monlevadeonline.com.br).
A queda de braço entre os poderes é antiga. (Ministério Público x Câmara Municipal).
È esperar os próximos acontecimentos.
Pegaram pesado com Obama
Publicada na capa da revista New Yorker, a charge acima retrata o candidato democrata á presidência americana, Barack Obama como um muçulmano disfarçado e a sua mulher, Michelle, como terrorista.A cena também mostra um quadro lembrando a figura de Osama Bin Laden, e uma bandeira dos EUA queimando na lareira do salão oval da Casa Branca.
Pegaram pesado.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Inscrições abertas para o Vestibular da UEMG
A taxa de inscrição, no valor de R$110,00 (cento e dez reais), poderá ser paga até o dia 21 de julho de 2008. O boleto com o valor desta taxa deverá ser impresso no ato da inscrição, onde os candidatos encontrarão o formulário e todas as orientações para os procedimentos necessários.No site também é possível encontrar mais informações sobre o processo seletivo.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
È hoje
A partida começa ás 21h40.
O rubro-negro é o líder do campeonato brasileiro, com 22 pontos.
Já o Galo tem está em 15º lugar, com 11 pontos, e tenta engrenar na competição.
Jornalismo da Funcec promove mostra acadêmica amanhã
A mostra acadêmica é uma atividade da disciplina Prática de Comunicação e tem entrada franca. Mais informações pelo número 3852-4000.
Sobre o curso de Jornalismo
O curso de Jornalismo do IES/Funcec foi criado no ano de 2002 e representa um marco para o cenário da comunicação regional. Desde que a primeira turma foi constituída, é notória a melhoria da qualidade editorial e crítica dos veículos de comunicação do Médio Piracicaba. A Funcec, que conta com modernos laboratórios de TV, rádio, fotografia e informática, está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 11 de julho. As inscrições podem ser efetuadas no site www.funcec.br. A prova está marcada para o dia 20 de julho e a mensalidade para o curso de Jornalismo é R$398.
Quarteto Alternância se apresenta em quatro cidades do interior
Composto por integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais, o Quarteto Alternâncias pretende, ao participar do projeto de circulação, levar música de boa qualidade e bem executada a várias regiões de Minas Gerais, vivenciando uma experiência agradável e enriquecedora durante os concertos. O trabalho do grupo é embasado em pesquisas e aperfeiçoamento constantes, além do conhecimento individual que cada integrante construiu ao longo de anos de estudo sistemático.
Integram o Quarteto Alternância, a soprano Maria Lúcia Gurgel, a mezzo soprano Aline Araújo, o tenor Petrônio Duarte e o barítono Judson Freitas. Além destes nomes, o repertório será executado com acompanhamento de piano.
Programa:
W. A. MOZART
Laudate Dominum
Ave Verum
GABRIEL FAURÉ
Ave Maria
A. HAY MALOTTE
Pai Nosso
LÉO DELIBES
Lakmé
Dueto das flores
G. BIZET
Carmem
Habanera
Pescadores de Pérolas
Au fond du temple saint
J. BRAHMS
Quartette
Sehnsucht
Nächtens
Vier Zigeunerlieder
Himmel strahlt so helle und klar
Rote Rosenknospen
Brennessel steh na Weges Rand
Liebe Schwalbe, kleine Shwalbe
H. VILLA-LOBOS
Lundu da Marquesa de Santos
R. MIRANDA
Retrato
M. NOBRE
Dengues da mulata desinteressada
J. CHAVES
(arranjo: Afrânio Lacerda)
Amo-te muito
ANÔNIMO
(arranjo: C. A. P. Fonseca)
Muié rendera
Serviço
Nova Era
Data: 25 de julho – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Automóvel Clube de Nova Era
Endereço: Rua Governador Valadares, 430
João Monlevade
Data: 26 de julho - sábado
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Professor Antônio Gonçalves - CEJM
Endereço: Av. Wilson Alvarenga, s/nº
São Gonçalo do Rio Abaixo
Data: 27 de julho - domingo
Horário: 09h
Local: Igreja Matriz
Endereço: Praça da Matriz, s/nº
Ipoema
Data: 27 de julho – domingo
Horário: 17h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Praça Augusto Guerra, s/nº
Vereadores entram em recesso a partir de amanhã
segunda-feira, 7 de julho de 2008
Jogo bom, resultado ruim
A impressão que tive assistindo a partida entre Atlético e Palmeiras no último domingo,6, disputada no Mineirão, foi no mínimo estranha: jogo bom, resultado ruim.
A parte boa foi a evolução do time, do goleiro Èdson ao atacante Eduardo. Todo mundo correndo e procurando o gol. Danilinho, apesar da atuação discreta, criou boas jogadas e foi uma boa opção pelo meio. O estreante Mariano me surpreendeu : além de marcar, o ex-ipatinguense apoiou o ataque. Cèsar Prates, na esquerda, também teve atuação segura, apesar de ter sido expulso, de forma injusta, diga-se de passagem.
O vacilo ficou por conta de Renan. O galo ganhava por um a zero, e podia matar o jogo. Foi o que falei quando o juiz marcou o penâlti " O Renan vai dar uma pedrada". Ledo engano: ele tentou a tradicional paradinha, mas se intimidou diante do experiente Marcos, que pegou tudo e mais um pouco durante o jogo, evitando uma goleada alvinegra.
Como o erro quase sempre é castigado, o meia Diego Souza cobrou uma falta com maestria e decretou a igualdade no placar, a nove minutos do fim.
Bom para o time de Luxemburgo, que veio ao Mineirão para empatar e distribuiu pancada o tempo inteiro. Concordo plenamente com um comentário que circula entre jornalistas esportivos e torcedores: Sem o chileno Valdívia, o Palmeiras é um time comum. È torcer para que ele seja negociado para algum time europeu.
Quanto ao Galo, fica a esperança de que vença o Flamengo, na quarta,9, e o Cruzeiro, no domingo,13.
sábado, 5 de julho de 2008
Boa idéia
O IES/Funcec está com inscrições abertas para o vestibular - que será realizado no dia 20 de julho - e Jornalismo é um dos cursos oferecidos pela instituição.
Saiba mais sobre a profissão de jornalista:
O Jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Pode atuar em áreas como: Edição, Redação, Reportagem, Fotojornalismo ou Webjornalismo.
O curso de Jornalismo do IES/Funcec pretende dar ao profissional formação sólida e competência técnica específica, para que possa atuar num mercado diversificado, exercendo eticamente a profissão nos meios de comunicação. O Jornalista pode trabalhar em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, agências de notícias, assessorias de imprensa e em diversos tipos de atividades relacionadas à Comunicação Social.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Dicas culturais
A meta aqui nesse espaço é falar de vários assuntos, preferencialmente, cultura, política,futebol e jornalismo.Já abordei os três últimos, mas, com o primeiro,ainda estou em dívida.Para mudar esse quadro,toda semana vou recomendar cd´s,livros,filmes e outras obras relacionadas á cultura de modo geral.Vamos á primeira:
Livro
Cidade de Deus.Baseado em fatos reais e escrito por Paulo Lins em 1997, o romance - transformado em filme pelo genial Fernando Meirelles em 2002 - traça um panorama das transformações vividas no conjunto habitacional entre as décadas de 1960 e 1980. Tráfico de drogas,violência generalizada,ausência do estado e dilemas éticos fazem parte desse livro, considerado pelos críticos como um dos melhores da literatura brasileira contemporânea. Vale a pena conferir!.
Notícias
região na edição de hoje do Jornal Monlevade, nas bancas ou pelo site www.monlevadeonline.com.br.
Confira as manchetes:
UEMG recebe inscrições
Prata - Quinzinho recorre de multa
Corrida eleitoral tem início neste domingo
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Sequência difícil
O Atlético terá uma sequência difícil no Campeonato Brasileiro.Três clássicos no mineirão.Neste domingo,6, enfrenta o Palmeiras, do estrategista Vanderlei Luxemburgo. Depois o Flamengo, líder da competição, e o Cruzeiro, rival que anda engasgado há pelo menos quatro partidas.
Se quiser avançar no torneio, o Galo é obrigado a vencer, mesmo enfrentando adversários tradicionais e em melhor fase.
A estratégia deve ser uma só : partir pra cima.
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Robertinho desiste de ser prefeito
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Sem Laércio, PT escolhe Bastieri
Os militantes tentaram convencer o ex-prefeito Laércio Ribeiro à aceitar o convite para compor a chapa, mas não adiantou.
È a primeira vez, em 28 anos, que o PT não terá um candidato a prefeito. Será um sinal de que a legenda está perdendo força na cidade? Só os membros do partido podem responder.
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Notícias
Acesse agora www.monlevadeonline.com.br, ou procure a versão impressa do Jornal Monlevade nas bancas.
Confira as manchetes :
Juíza Eleitoral alerta para uso de "Caixa 2"
Ufop em Monlevade terá novos cursos
ACM ainda corre risco de ser fechada
UFOP traz dois novos cursos em 2009
A ampliação do número de cursos em João Monlevade faz parte do programa de adesão da Ufop ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal. A meta da instituição é aumentar o número de vagas - tendo como objetivo o ingresso de 6 mil alunos na universidade nos próximos cinco anos, melhorar a infra-estrutura dos campi, revisar a estrutura acadêmica para melhorar a qualidade do ensino e reforçar as políticas de inclusão - serão garantidos 30% das vagas disponíveis em cada curso para candidatos aprovados que tenham estudado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Ministro diz que conversor popular para TV digital chega ao mercado nas próximas semanas
Brasília - Uma espécie de conversor popular para TV digital, que custará R$ 230, chegará ao mercado nas próximas semanas. A promessa é do ministro das Comunicações, Hélio Costa. O aparelho conversor é usado para que a TV que funciona no sistema convencional, chamado analógico, receba o sinal digitalizado.
O ministro lembrou que os preços já chegaram ao patamar de R$ 1.080, mas caíram “vertiginosamente” nos últimos seis meses. A expectativa do governo é que, até dezembro deste ano, o conversor popular não ultrapasse os R$ 200.
“Quando a TV digital chegou, parece que pegou de surpresa a indústria. Os preços dos conversores chegaram muito altos e agora estão se ajustando. Por isso temos uma venda pequena. Eu mesmo aconselhei a não comprar o conversor de R$1.080. É um absurdo, uma falta de consideração com o consumidor.”
Ao participar de entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em Brasília, ele informou que atualmente, os conversores de TV digital são vendidos a R$ 299. Ele acredita que, assim que os preços atingirem a “normalidade”, o país irá registrar uma venda acentuada do equipamento.
Segundo Costa, o conversor popular já está sendo fabricado por uma empresa do pólo industrial de Manaus e tem condições de receber o sinal da TV digital em alta definição. De acordo com o ministro, um outro conversor, no valor de R$ 199, também está sendo produzido pela mesma empresa, mas sem capacidade de recepção de alta definição.
“Há ainda uma disposição do governo em facilitar a compra do conversor por meio de financiamentos pela Caixa Econômica Federal e por bancos particulares. Todos têm interesse. Nós entendemos que, com R$ 7 por mês, você pode comprar o seu conversor [por meio de financiamento].”
Hélio Costa comentou que uma pesquisa realizada pelo Instituto Mackenzie na Grande São Paulo mostrou que a implantação da TV digital na região está tecnicamente bem posicionada. Segundo o ministro, relatórios apontavam que a imagem de boa qualidade no sistema analógico só chegava a 15% da população da capital paulista, mesmo depois de 40 anos de implantação. Atualmente, a Grande São Paulo, de acordo com Costa, já registra 85% de recepção “perfeita” no sistema digital.
Para o ministro, a opção brasileira pelo sistema japonês produziu “o melhor sistema de TV digital do mundo”, com maior ganho, maior possibilidade de cobertura e melhor compressão de vídeo.
“Tudo isso gratuitamente. A diferença está aí. No sistema americano, você ainda não consegue transmitir gratuitamente para o celular. Na Europa, já pode transmitir, mas apenas em definição standart, não em alta definição, e você paga para transmitir para o celular.”
Segundo Costa, a implantação da TV digital no Brasil obteve sucesso não apenas em São Paulo, como também em Belo Horizonte e, recentemente, no Rio de Janeiro. Conforme o cronograma do ministério, o sistema deve chegar a Salvador,Fortaleza e a algumas capitais da Região Sul do país até o fim do ano. Outra promessa é a de que todas as capitais nordestinas deverão possuir TV digital até, no máximo, o final de 2009.
“Toda e qualquer capital de estado que quiser antecipar o cronograma, basta comunicar o ministério e pedir a canalização digital. Feito o pedido pelas emissoras locais, automaticamente, o ministério e a Agência Nacional de Telecomunicações [Anatel] se incumbem de fazer a canalização e de autorizar as emissoras a entrarem em funcionamento.”
Caixa vai construir novo conjunto habitacional
A gerente afirma que esse tipo de imóvel está em falta no município. “A demanda tem crescido muito. As imobiliárias e o público em geral têm nos procurado para falar que faltam imóveis nessas condições”, argumenta. Outro motivo apresentado pela gerente é o anúncio de investimento de mais de U$1 bilhão para a duplicação da ArcelorMittal Monlevade.
O local onde o conjunto será erguido ainda não foi definido.Quatro áreas foram oferecidas ao banco, que deve deixar a decisão para a construtora que for contratada para o empreendimento. A preferência é que o local tenha infra-estrutura básica: água, energia elétrica e esgoto.
Ufop e Acimon promovem “Cinema Comentado” no sábado
A primeira sessão do “Cinema Comentado” foi realizada no dia 7 de junho. O filme exibido foi “Elephant”. Produzido em 2003 e dirigido por Gus Van Sant, o filme retrata as dificuldades de relacionamento familiar de dois jovens norte-americanos. A assessora de comunicação da Acimon, Flávia Henriques Gomes, pede para que os interessados em participar do evento confirmem presença pelo telefone 3851-6056 ou pelo e-mail acimon@robynet. A entrada é gratuita.
Partido Progressista define candidatos a vereador
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Semana decisiva
Conceição Winter (PMDB)- vice : Djalma Bastos (PPS)
Gustavo Prandini (PV) - vice : Luiz Cláudio do Patrocínio (PT)
Railton Franklin (PDT) - vice : Carlos Gomes (PHS)
È esperar para ver. Mais informações em breve.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Final do Interbairros
A competição começou no dia 5 de abril e teve a participação de mil participantes entre atletas e dirigentes.
Vice de Raílton pode sair do PSB
Um nome cotado para ser vice na chapa da situação é o jornalista Carlos Gomes (PHS). Gomes falou sobre o assunto em entrevista ao Jornal Monlevade (confira no site www.monlevadeonline.com.br).
A certeza até agora é que Railton será o responsável pela escolha.
Prandini é o candidato da oposição
O vice de Prandini pode ser o vereador Luiz Cláudio do Patrocínio (PT), mas essa hipótese ainda não foi confirmada.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Vereador.com.br
Quando o mandato terminou e a reeleição não veio, bateu a dúvida. O que fazer com tantos projetos? Dos mil apresentados por ele, apenas 237 se tornaram leis. A idéia genial veio logo. Nesse tempo em que se vende quase todo tipo de produto e serviço pela internet, porque não oferecer idéias aos vereadores de todo o pais?. Duas semanas depois de deixar a câmara de Campo Mourão, José Gilberto criou o site www.projetosdelei.com.br .Ao abrir o endereço, o visitante logo vê algumas perguntas, rapidamente respondidas, como num comercial de televisão : “Como atingir os objetivos como representante do povo?, Como estarei perante os meus eleitores?, Quantos projetos de lei apresentarei? Serão de interesse popular? Não fique na dúvida, nós temos a solução para um mandato eficiente : temos centenas de Projetos de Lei de interesse popular, com justificativas, prontos para você estar na boca do povo e realizar um bom mandato”. Tem projeto de todo tipo: de meio ambiente à tributação.
Simples, não é? Caso o parlamentar se interesse, é só combinar a forma de pagamento. Quem quiser conferir com os próprios olhos, é só procurar no google. Deixo uma pergunta: será que tem vereador de Monlevade encomendando esse tipo de serviço?
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Notícias de hoje
Dona Florípes é sepultada em São Domingos do Prata
Câmara se mobiliza em favor da ACM
Estes e outros assuntos na edição de hoje do Jornal Monlevade.
Nas bancas ou pelo site www.monlevadeonline.com.br
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Gentil X Railton
Depois de ver o empresário Lucien Marques Cosme desistir das eleições, Moreira convidou o médico Railton Franklin para representar a situação.Foi aí que o racha começou. Para alguns, como o presidente da legenda em Monlevade, Cláudio Domingues, o Cebolinha , ao aceitar o convite do prefeito, o PDT terá chances reais de chegar ao poder. Gentil, como era de se esperar, não entregou os pontos. A luta é intensa. Tanto que membros da executiva estadual estiveram na cidade e não decidiram nada. Talvez o último round da luta reserve surpresas. A convenção do partido será realizada no dia 16, na Câmara Municipal. 15 pessoas - número total do diretório - vão escolher entre o comerciante e o médico. Gentil garante que tem oito votos, mesmo argumento usado por Railton. Como em um jogo de futebol, é difícil arriscar um resultado. Uma coisa é certa: essa será uma das principais disputas do processo sucessório em Monlevade. Como as mudanças na política são rápidas e acontecem quando menos se espera, nenhum dos resultados possíveis nessa disputa será surpresa.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
A hora de Obama
Barack Hussein Obama,mais novo fenômeno político dos Estados Unidos, foi escolhido na semana passada para representar o partido democrata nas eleições norte-americanas, marcadas para novembro. O nome do senador pelo estado de Illinois – que venceu a ex-primeira dama Hillary Rodhan Clinton - foi confirmado depois de 16 meses de uma série de consultas aos filiados, as prévias, e de chegar ao número mínimo de delegados - 2.118 – para ser considerado vitorioso. Obama, que possui ascendência queniana- é o primeiro negro com chances reais de ocupar um dos cargos mais importantes do mundo. Para chegar lá, ele conta com apoios de peso. Carolina Kennedy, filha do ex-presidente, assinado em 1963, já havia manifestado apoio ao senador em um artigo publicado pelo influente The New York Times ,há alguns meses. Atualmente ela ajuda Obama para escolher um vice-presidente para compor a chapa. Pelo menos seis nomes já foram cogitados para ocupar esse cargo.Hillary, que perdeu a indicação, não aceitou o convite, mas fez um pedido a seus eleitores, para que o partido democrata esteja unido para derrotar o republicano John Maccain, escolhido em março.
Se for eleito, o senador de 46 anos, casado com a advogada Michelle Robinsos e pai de duas filhas, terá desafios enormes, como a definição de uma política mais flexível para as imigrações, um plano para salvara economia norte-americana – que definitivamente, não passa por um bom momento – e terá de pensar em uma maneira de tirar soldados do Iraque sem que o país do Oriente Médio mergulhe em uma guerra civil ainda mais sangrenta que a atual. O momento é esse, a hora de Obama chegou.
domingo, 8 de junho de 2008
Ameaça ao trabalho dos jornalistas tem sido prática comum no mundo inteiro
Jornalista afegão da BBC é seqüestrado e morto no Afeganistão
Um jornalista afegão da rede britânica BBC foi seqüestrado e assassinado na província de Helmand, bastião do talibã no sul do Afeganistão, informou neste domingo o sindicato dos jornalistas local.
"Um jornalista afegão, funcionário da BBC, foi seqüestrado na tarde de sábado e seu corpo foi encontrado neste domingo perto da cidade de Lashkar Gah", capital da província de Helmand, escreveu em um comunicado Rahimulah Samander, presidente da Associação Afegã de Jornalistas Independentes.
"Estamos comovidos com esta triste notícia", concluiu.
A BBC confirmou a informação em um comunicado.
"O valor e a devoção de Rohani foram um fator importante para a cobertura do Afeganistão pela BBC nos últimos anos. Sua morte é uma perda terrível. Nosso pensamento está com seus amigos e com sua família", acrescenta o comunicado, assinado por Jon Williams, chefe de redação da BBC.
O ministério afegão de Cultura e Informação "condenou energicamente esse brutal assassinato", também em um comunicado.
"Abdul Samad Rohani foi seqüestrado em sua casa, de noite, e assassinado porque era jornalista", denunciou, recordando que, no país, "os terroristas, os traficantes de drogas e os criminosos são uma ameaça para os jornalistas".
Rohani é o segundo jornalista da BBC assassinato em dois dias no mundo. No sábado, um correspondente da BBC na Somália foi assassinado quando saía de casa.
Em meados de maio, uma jornalista da televisão afegã foi esfaqueada um dia depois de ter sido atacada e ameaçada de morte caso não deixasse seu posto em Herat (oeste), informaram as autoridades locais.
Em maio deste ano, a casa de outro jornalista de rádio, também em Herat, foi alvo de granadas, ao que tudo indica pelas mesmas motivações.
Outro jornalista, detido no norte do país, foi condenado à morte por blasfêmia e está sendo julgado em Cabul.
Em 2007, cinco jornalistas afegãos, entre eles duas mulheres, foram assassinados. Os crimes nunca foram esclarecidos.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Notícias
Leia na edição de hoje do Jornal Monlevade. Nas bancas ou pelo site Monlevadeonline
Uma das melhores definições de Jornalismo
"Pois o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e torná-lo humano por sua confrontação descarnada com a realidade. Ninguém que não o tenha sofrido pode imaginar essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida. Ninguém que não o tenha vivido pode conceber, sequer, o que é essa palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo das primícias, a demolição moral do fracasso. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderá persistir num ofício tão incompreensível e voraz, cuja obra se acaba depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não permite um instante de paz enquanto não se recomeça com mais ardor do que nunca no minuto seguinte."
Gabriel Garcia Márquez
Preso suspeito de torturar jornalistas no Rio
Fonte : Agência Estado
Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas do Crime Organizado (Draco) do Rio prenderam nesta quarta-feira o primeiro suposto miliciano envolvido na tortura da equipe de reportagem do jornal O Dia e de um morador da Favela do Batan, em Realengo, na zona oeste da capital fluminense, no dia 14. De acordo com o delegado-titular da Draco, Cláudio Ferraz, as vítimas identificaram e investigações confirmaram que David Liberato de Araújo, de 32 anos, mais conhecido como 02, participou da sessão de tortura.
O chefe da milícia na Batan, que comandou as agressões, foi identificado como o inspetor Odinei Fernando da Silva, de 35 anos, mais conhecido como 01, Dinei ou Águia, da 22ª Delegacia de Polícia (DP), na Penha, que está foragido. "Temos informações que eles lideram a milícia (na Batan) e os repórteres informaram que, pelo tipo físico, pela postura e outras informações que constam no depoimento, eles participaram da tortura", disse Ferraz.
Os dois acusados foram criados na favela. Araújo, o 02, cumpria pena em regime semi-aberto na Colônia Penal Agrícola de Maricá (no Grande Rio) por receptação, após comprar um carro roubado, e também respondia a uma acusação por furto. "Não fiz nada disso que estão falando. No dia em que tudo aconteceu, eu estava no presídio", disse. De acordo com o delegado-titular da Draco, ele atuava como miliciano nos dias em que saía da penitenciária. O acusado foi transferido para o regime fechado do Presídio Plácido de Sá Carvalho, em Bangu (zona oeste da capital).
Ferraz disse que a divulgação da reportagem no domingo atrapalhou a prisão de 01, apontado como o chefe da milícia. "Tínhamos conhecimento que a peculiaridade do envolvimento dos jornalistas no caso pressionaria e, por isso, aceleramos ao máximo as investigações", disse. O delegado-titular sabia do mandado de prisão e não compareceu ao trabalho na 22ª DP.
Ferraz reconheceu que relatórios da Anistia Internacional haviam alertado o governo do Rio sobre a crueldade do inspetor quando era agente penitenciário. "Ele envolveu-se num caso de homicídio e em diversas outras violências contra presos", afirmou. O chefe da Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, informou que 01 foi reprovado no concurso para a corporação, mas conseguiu assumir o cargo por meio de uma liminar. Ribeiro pediu critérios mais rígidos ao Judiciário na concessão das liminares.
Apurações
As apurações revelam que a milícia agia com extrema violência contra os desafetos. A polícia apura as denúncias sobre o uso do Campo de Treinamento do Exército em Gericinó, localizado ao lado da Favela do Batan, como um cemitério clandestino pelos milicianos. "Estamos em parceria com o Exército para constatar esta possibilidade do uso deste terreno enorme como área de desovas", confirmou o delegado-titular.
Ferraz admitiu que pode haver a prisão de mais policiais civis e militares ou de pessoas ligadas ao Poder Legislativo e disse, novamente, que um dos torturadores se identificou como assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Jairo (PSC). "A repórter identificou a voz dele quando estava com a cabeça coberta por um saco plástico. Ele comentava com os outros algozes que tinha dado uma cantada nela na favela", afirmou.
Coronel Jairo negou nesta quarta-feira qualquer envolvimento de assessores dele com milicianos. Sobre a sessão de tortura, Ferraz revelou que o objetivo dos criminosos era a busca de informações. "Eles utilizaram a técnica de não deixar marcas até para evitar um eventual e futuro questionamento. As técnicas de tortura eram compatíveis com a intenção de não deixar marcas. Tanto que eles tiveram a preocupação de tirar os brincos da repórter, de aplicar brutalidades que não deixassem marcas físicas, já que as psicológicas são difíceis de se apurar materialmente", declarou.
Após a tortura, os milicianos obtiveram as senhas dos computadores dos jornalistas, viram e leram o conteúdo de textos e fotos. Parte do equipamento estava na casa de outros moradores na favela. Nesta quarta-feira, a polícia realizou diligências na Favela do Batan e, em duas casas supostamente usadas por milicianos, encontrou uma bomba de efeito moral, partes de um carro desmontado e antenas para TV a cabo clandestina.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
A mudança de lado e o desafio da união
Para que não me entendam mal, vou logo avisando que, como já escrevi outras vezes, os oposicionistas tem chances claras de vencer as eleições. Isso vai depender da primeira palavra que denomina o grupo: união. Apoiar um nome de outro partido quando o seu não está encabeçando uma chapa exige, no mínimo, desapego e maturidade. Isso, eu não sei se todos no grupo oposicionista possuem. A hora de colocar o discurso em prática está chegando. O momento de saber “quem é quem” é agora. Torçamos para que toda essa disputa entre situação e oposição nos ofereça boas opções de candidatos, com idéias e disposição para fazer uma cidade cada vez melhor.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Reforço no Ensino Médio
O presidente em exercício, José Alencar, sancionou hoje (2) o projeto de lei que torna obrigatório o ensino das duas matérias nos três anos do ensino médio. A lei prevê obrigatoriedade imediata das disciplinas.
Mas de acordo com assessoria do Ministério da Educação, até o momento não existe prazo para as secretarias estaduais, responsáveis pela grade curricular do ensino médio, se adequarem nem estimativa de impacto financeiro ou de contratação de professores. Em 1971, as disciplinas de filosofia e de sociologia deixaram de ser lecionadas nas salas das escolas de ensino médio por determinação da ditadura militar. Em 2001, o Congresso Nacional aprovou a inclusão das duas matérias, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vetou, segundo lembrou o presidente em exercício José Alencar.
“Precisamos [dessas duas matérias] para nos facilitar o exercício e o direito à cidadania", defendeu José Alencar.
Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que "essa lei recupera o direito fundamental de aprender no sentido amplo da palavra, no sentido de se apropriar ao mesmo tempo que se coloca crítica frente ao que se aprendeu”.
Desde 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem resolução que torna obrigatório a filosofia e a sociologia nas escolas de ensino médio. As redes estaduais tiveram um ano para se adaptar. O parecer não determinava a implantação nas três séries do ensino médio, como prevê a nova lei.
De acordo com o ministro Haddad, alguns conselhos estaduais não entenderam a medida como urgente e foi preciso uma lei para garantir a inclusão. A assessoria do ministério informou que não há levantamento sobre a quantidade de estados que já cumprem a resolução.
Aprovada no último dia 8 pelo Senado, a nova lei altera o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de dezembro de 1996.
Começo
Espero contar com a colaboração de leitores (as) para que esse espaço se torne cada vez melhor.
Ulisses Nascimento