Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vereador.com.br

Dia desses, navegando pela internet, encontrei um texto bem interessante. Sem sono, depois de um dia estressante na redação – jornalista tem dessas coisas : se não dorme, tem que procurar algo pra ler – comecei a passar os olhos por um artigo da revista Piauí , publicação mensal da editora Abril de reportagens sobre temas brasileiros. O que me chamou a atenção foi a história de José Gilberto de Souza, vereador pela cidade paranaense de Campo Mourão, a 480 KM de Curitiba, entre 1997 e 2000. Depois de ver reprovado pelos colegas parlamentares uma proposta, logo no primeiro ano na câmara municipal, que tornava obrigatória a vacinação de jovens entre 16 e 18 anos contra a rubéola, Souza fez uma promessa : não passaria um dia sem apresentar um projeto de lei.
Quando o mandato terminou e a reeleição não veio, bateu a dúvida. O que fazer com tantos projetos? Dos mil apresentados por ele, apenas 237 se tornaram leis. A idéia genial veio logo. Nesse tempo em que se vende quase todo tipo de produto e serviço pela internet, porque não oferecer idéias aos vereadores de todo o pais?. Duas semanas depois de deixar a câmara de Campo Mourão, José Gilberto criou o site www.projetosdelei.com.br .Ao abrir o endereço, o visitante logo vê algumas perguntas, rapidamente respondidas, como num comercial de televisão : “Como atingir os objetivos como representante do povo?, Como estarei perante os meus eleitores?, Quantos projetos de lei apresentarei? Serão de interesse popular? Não fique na dúvida, nós temos a solução para um mandato eficiente : temos centenas de Projetos de Lei de interesse popular, com justificativas, prontos para você estar na boca do povo e realizar um bom mandato”. Tem projeto de todo tipo: de meio ambiente à tributação.
Simples, não é? Caso o parlamentar se interesse, é só combinar a forma de pagamento. Quem quiser conferir com os próprios olhos, é só procurar no google. Deixo uma pergunta: será que tem vereador de Monlevade encomendando esse tipo de serviço?

Nenhum comentário: