Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2011

Cultura : Os melhores de 2011 - Parte 2

Como prometido, volto a falar do que vi de melhor na Cultura em 2011.

Documentário: Ninguém sabe o duro que dei - Conta a história do cantor Wilson Simonal, sucesso nos anos 1960 e início dos anos 1970. Dirigido por Calvito Leal, Micael Langer e Cláudio Manoel ( o Seu Creysson do extinto Casseta e Planeta), a obra traz depoimentos e entrevistas de pessoas que acompanharam a carreira do chamado "Rei da Pilantragem". Vale a pena conferir.

Filmes: - Desenrola. Lançado no início de 2011, conta a história de Priscila (Olívia Torres), uma adolescente de 16 anos que está passando por muitas mudanças, inclusive a primeira experiência sexual. A direção é de Rosane Svartman. A trilha sonora é excelente e o elenco dá conta do recado. Recomendo.

- 5x Favela, Agora por nós mesmos. Como o próprio nome diz, são cinco filmes, com elenco e direção compostos por pessoas que residem em comunidades do Rio de Janeiro. São histórias engraçadas, mas também capazes de emocionar. Interessantíssimo.

Livro: Os 100 melhores jogadores brasileiros. Escrito por André Kfouri e Paulo Vinicíus Coelho. Apesar de toda lista ser questionável, essa foi feita depois de votação pela internet e não tem lá muitos nomes que eu não escolheria. Senti falta de alguns nomes que fizeram sucesso no Clube Atlético Mineiro, mas nem por isso o livro deixa de ser bom.

Cantor: Tibless. Já escrevi no blog sobre esse mineiro que mora em São Paulo e mescla muito bem o afro-beat com ritmos brasileiros. http://www.myspace.com/tibless

Cantora: Adelle. Cantora britânica que fez um sucesso retumbante em 2011. Voz potente e limpa, presença de palco brilhante, letras profundas... Vão faltar adjetivos para descrever do que essa mulher é capaz musicalmente.

Aqui o link de Rolling in the Deep, escolhida hit do ano por revistas especializadas na Europa e nos Estados Unidos. http://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw

É isso. Agora, até 2012. Espero que todos tenham um ano repleto das bençãos do Senhor, com muita paz e saúde.

Nenhum comentário: