Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cultura: os melhores de 2011 - parte 1



Velha Guarda da Mangueira se apresentou na cidade em junho. A foto é de Daniel Protzner.

Olá pessoal. Desculpem por não postar de forma constante. Fim de ano é aquela correria, e tive muito trabalho no jornal. É matéria que não acaba mais....

Aproveito essa postagem para falar sobre o que vi de bom no aspecto cultural. Não é uma lista séria, apenas opiniões sobre o que vi, ouvi, li e escrevi em 2011.

Acredito que os eventos mais importantes do ano em João Monlevade na cultura foram o Festival de Artes Cênicas e o concerto "Orquestra Ouro Preto interpreta Beatles".

O primeiro foi em junho, no auge do gelado inverno da terra desbravada por um tal françês há alguns séculos. Realizado pela No Ato Cultural, com apoio da Fundação Casa de Cultura, incentivo do Governo de Minas e patrocínio da Vivo, o festival foi excelente e abriu várias perspectivas para a formação de artistas e de público.

O show da Velha Guarda da Mangueira, que abriu o festival, foi simplesmente sensacional. Verdadeiros baluartes do samba cantando e a plateia na chuva, numa sintonia fina. Foi legal demais.

O concerto da Orquestra Ouro Preto foi no início de dezembro. Um primor de apresentação. A releitura de obras consagradas do quarteto de Liverpool que revolucionou o rock foi de extremo bom gosto. Era o que dava para esperar de um grupo tão bom, que é coordenado pelo maestro Rodrigo Toffolo, músico inteligente, talentoso e profundo conhecedor dessa arte que tanto nos emociona.

Prometo que antes de 2011 acabar faço a segunda parte do que vi de melhor na Cultura em 2011. Aguardem.

Nenhum comentário: