Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

Qual o problema do Galo? A resposta está na base

Qual a resposta para tanta expectativa frustrada nos últimos anos em relação ao Atlético? Muita gente dizia que o problema era a falta de estrutura. Lembro-me que em 2003, quando o Galo fez campanha razoável no Brasileiro, o primeiro de pontos corridos, o time era o obrigado a treinar cada dia em um campo. Em 2004 o alvinegro ensaiou a queda, caiu de fato em 2005, foi campeão da série B em 2006 e a tal estrutura ficou pronta: um Centro de Treinamento de primeira, eleito o melhor do Brasil em pesquisa da Sportv.

Passados alguns anos, a pergunta continua a mesma: o que falta ao Galo? Para alguns, era a falta de “bala na agulha” para grandes contratações. Em 2010, vieram Vanderlei Luxemburgo, Diego Souza (esses buscados no aeroporto pela massa), Daniel Carvalho e Fábio Costa, só pra citar alguns. Depois de um início animador, com a conquista do Campeonato Mineiro, mais um fracasso na Copa do Brasil, e a situação delicada no Brasileiro.

Depois de muito resistir, o presidente Alexandre Kalil dispensou Luxemburgo e trouxe o badalado Dorival Júnior. Com a faca no pescoço ele fez o time jogar o suficiente para não ser rebaixado e algumas partidas memoráveis, como a virada contra o Corinthians, a sensacional vitória sobre o rival (e freguês, porque não?) Cruzeiro e a goleada sobre o Flamengo.

Veio 2011 e a expectativa era boa, porém, os mesmos erros levaram a perda do Campeonato Mineiro, eliminação vexatória na Copa do Brasil e uma campanha pífia no Brasileiro: 8 derrotas, 4 vitórias e 3 empates em 15 rodadas. Muito se discute sobre a demissão do Dorival, e eu sou mais que apoio essa ideia. Acho que ele deve deixar o clube e seguir outro rumo, porque apesar de ser bom profissional, não deu “liga” ao time do Galo.

O problema de demiti-lo é a falta de opção no mercado. Dos grandes treinadores, uma ótima opção seria Levir Culpi, mas ele está tranqüilo no Japão e não sei se estaria disposto a assumir o Galo agora. No mercado nacional a coisa piora porque os disponíveis são os questionados Cuca, Paulo César Carpegiani e Dunga e acho que nenhum dos três tem o perfil que o Galo precisa.

Nesse mar de dificuldades, pelo menos uma coisa boa: o time júnior do Galo venceu hoje (7 de agosto) a taça Bh, segundo torneio mais importante da categoria no país. Bernard, camisa 10 e craque do time, foi o autor do gol da vitória contra o Fluminense. O Galinho fez campanha impecável , vencendo as nove partidas sem levar gols. Talvez seja hora de olhar mais para a base, garotos que gostam do clube e querem mostrar serviço.
Acredito que essa seria a provável solução seria essa: olhar para os garotos do Galo. Vamos que vamos.

Nenhum comentário: