Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aprendizado espiritual

Nos dias 27 e 28 (domingo e segunda) tive a oportunidade de conhecer o pastor indonésio Pardomuan Sihombing. Ele veio falar da palavra de Deus na Igreja Presbiteriana aqui em Monlevade e dos desafios que enfrenta em seu país, maior nação islâmica do mundo. Para se ter idéia, lá 90% da população é formada por muçulmanos, que lotam as cerca de 600 mil mesquitas. Pardomuan pregou em inglês, mas se fez entender com a ajuda de uma tradutora.

Lá na Indonésia – país localizado no sul da Ásia formado por 17 mil ilhas e que abriga mais de 230 milhões de habitantes – os cristãos são muito perseguidos. Quem se declara evangélico passa por vários problemas para freqüentar a igreja e participar de cultos.

A pregação de Pardomuan emocinou muitas pessoas, principalmente no domingo, quando a igreja recebeu mais de 150 pessoas.

A vida na Indonésia
Conversei um pouco com ele depois do culto. Com a ajuda do meu irmão – André Filipe, que é craque no inglês – perguntei como o é a vida por aquelas bandas. Não foi uma entrevista formal, até porque não anotei as respostas, mas me lembro de algumas delas.

Liberdade de expressão: “Lá o público não pode manifestar sua opinião sobre o governo, porque este controla a imprensa com rédeas curtas”, comentou.

Desafios de um cristão: “È mais difícil um nativo falar de Cristo, porque muita gente segue o islamismo desde cedo”.

Povo hospitaleiro: “O que eu imaginava sobre o Brasil está se confirmando: as pessoas são muito alegres e receptivas”.

Brazil is soccer
Como não poderia deixar de ser, falei sobre futebol. Peguei um chaveiro do Galo e mostrei ao pastor. “Esse é um dos maiores clubes do Brasil. È muito tradicional e seguido por muitas pessoas”, expliquei. Pra encerrar pedi pra que ele repetisse: Galooo, Galooo. Ele sorriu e com um pouco de dificuldade repetiu o que eu disse. Pardamuan disse que lá na Indonésia todos identificam o Brasil como o país do futebol – “Brazil is soccer”, exclamou - e admiram craques do passado e do presente: Pelé, Zico, Ronaldo, Kaká.....

Fotos
Em breve vou postar algumas fotos dos dias de Pardomuan em Monlevade.

Nenhum comentário: