Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2011

Cultura : Os melhores de 2011 - Parte 2

Como prometido, volto a falar do que vi de melhor na Cultura em 2011.

Documentário: Ninguém sabe o duro que dei - Conta a história do cantor Wilson Simonal, sucesso nos anos 1960 e início dos anos 1970. Dirigido por Calvito Leal, Micael Langer e Cláudio Manoel ( o Seu Creysson do extinto Casseta e Planeta), a obra traz depoimentos e entrevistas de pessoas que acompanharam a carreira do chamado "Rei da Pilantragem". Vale a pena conferir.

Filmes: - Desenrola. Lançado no início de 2011, conta a história de Priscila (Olívia Torres), uma adolescente de 16 anos que está passando por muitas mudanças, inclusive a primeira experiência sexual. A direção é de Rosane Svartman. A trilha sonora é excelente e o elenco dá conta do recado. Recomendo.

- 5x Favela, Agora por nós mesmos. Como o próprio nome diz, são cinco filmes, com elenco e direção compostos por pessoas que residem em comunidades do Rio de Janeiro. São histórias engraçadas, mas também capazes de emocionar. Interessantíssimo.

Livro: Os 100 melhores jogadores brasileiros. Escrito por André Kfouri e Paulo Vinicíus Coelho. Apesar de toda lista ser questionável, essa foi feita depois de votação pela internet e não tem lá muitos nomes que eu não escolheria. Senti falta de alguns nomes que fizeram sucesso no Clube Atlético Mineiro, mas nem por isso o livro deixa de ser bom.

Cantor: Tibless. Já escrevi no blog sobre esse mineiro que mora em São Paulo e mescla muito bem o afro-beat com ritmos brasileiros. http://www.myspace.com/tibless

Cantora: Adelle. Cantora britânica que fez um sucesso retumbante em 2011. Voz potente e limpa, presença de palco brilhante, letras profundas... Vão faltar adjetivos para descrever do que essa mulher é capaz musicalmente.

Aqui o link de Rolling in the Deep, escolhida hit do ano por revistas especializadas na Europa e nos Estados Unidos. http://www.youtube.com/watch?v=rYEDA3JcQqw

É isso. Agora, até 2012. Espero que todos tenham um ano repleto das bençãos do Senhor, com muita paz e saúde.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cultura: os melhores de 2011 - parte 1



Velha Guarda da Mangueira se apresentou na cidade em junho. A foto é de Daniel Protzner.

Olá pessoal. Desculpem por não postar de forma constante. Fim de ano é aquela correria, e tive muito trabalho no jornal. É matéria que não acaba mais....

Aproveito essa postagem para falar sobre o que vi de bom no aspecto cultural. Não é uma lista séria, apenas opiniões sobre o que vi, ouvi, li e escrevi em 2011.

Acredito que os eventos mais importantes do ano em João Monlevade na cultura foram o Festival de Artes Cênicas e o concerto "Orquestra Ouro Preto interpreta Beatles".

O primeiro foi em junho, no auge do gelado inverno da terra desbravada por um tal françês há alguns séculos. Realizado pela No Ato Cultural, com apoio da Fundação Casa de Cultura, incentivo do Governo de Minas e patrocínio da Vivo, o festival foi excelente e abriu várias perspectivas para a formação de artistas e de público.

O show da Velha Guarda da Mangueira, que abriu o festival, foi simplesmente sensacional. Verdadeiros baluartes do samba cantando e a plateia na chuva, numa sintonia fina. Foi legal demais.

O concerto da Orquestra Ouro Preto foi no início de dezembro. Um primor de apresentação. A releitura de obras consagradas do quarteto de Liverpool que revolucionou o rock foi de extremo bom gosto. Era o que dava para esperar de um grupo tão bom, que é coordenado pelo maestro Rodrigo Toffolo, músico inteligente, talentoso e profundo conhecedor dessa arte que tanto nos emociona.

Prometo que antes de 2011 acabar faço a segunda parte do que vi de melhor na Cultura em 2011. Aguardem.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Barcelona e o choque de realidade

A goleada impiedosa do Barcelona sobre o Santos na final do Mundial de Clubes da Fifa no último domingo (18) trouxe uma série de reflexões. A principal talvez seja se o Brasil ainda tem o melhor futebol do mundo.

Sinceramente, acho que não. A vitória catalã foi um verdadeiro baile, porém, mais importante que isso, impôs um choque de realidade.

Muita gente se pergunta "Como eles conseguem?". Há quem diga que o fator principal para montar esse que já entrou para a história como um dos melhores times de futebol que o mundo já teve é o dinheiro. Essa foi uma das perguntas feitas ao técnico espanhol Pep Guardiola.

Do alto de sua simplicidade ele respondeu: "Nove dos onze jogadores que iniciaram a partida foram formados nas categorias de base do clube, a custo zero".

Outra afirmação feita por Guardiola, que era volante do time na década de 1990 e jogou com Romário, foi a que a seleção brasileira jogava antigamente como o Barça faz hoje.

Não precisava dizer mais nada. É hora de repensar o futebol brasileiro. Até a Copa dá tempo de se modernizar, implantar uma filosofia que valorize nossas características sem esquecer o que acontece ao redor do mundo.

Nesse ponto a derrota do Santos - por favor entendam, não quero e nem tenho a meta de fazer chacota com time nenhum - foi providencial.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tibless, um gênio afro-brasileiro




Salve leitores e leitoras. Cá estou eu de novo. Prometo deixar as lamúrias com o Galo para outro dia. Quem sabe janeiro? Sim, porque agora que os campeonatos acabaram, rolam apenas especulações sobre quais jogadores estão chegando e saindo.

Hoje o papo é outro. Como esse blog também é de Cultura, lá vai.

Dia desses, assistindo um programa da TV Cultura, vi um clip que me chamou a atenção. Era o Tibless, cantor e compositor mineiro que já rodou pela América do Sul e Europa acompanhando Vanessa da Mata.

Seu ponto de partida é o Afro-Beat, mas também há espaço para pitadas de samba-rock e outros ritmos que tem as músicas africana e brasileira relacionadas.

Foi ouvir e gostar. Automático. O programa na TV acabou e fui para a internet conhecer mais do trabalho do cara.

É do tipo de música que ganha os ouvidos rapidamente. Voz clara, arranjos econômicos, sem sobras. É um som que recomendo.

Quem quiser ouvir e saber mais sobre o Tibless pode acessar o Sound Cloud http://soundcloud.com/search?q[fulltext]=tibless ou o Facebook https://www.facebook.com/pages/Tibless/133397916764180

Sem dúvida, vale a pena!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vergonha e suspeita

Escrevo esse texto com profunda decepção. Digo o motivo. Não esperava jamais que o Galo perderia o clássico daquela maneira.

Ganhar e perder é do jogo, e no contexto do clássico, absolutamente natural. O problema é levar uma goleada sem lutar, correr, mostrar que estava interessado em vencer a partida.

Minha suspeita é que houve armação, um esquema combinado para que o Cruzeiro não caísse. Há quem diga que a negociata envolve o aumento do patrocínio do banco BMG, a contratação de Diego Tardelli e outros reforços para a montagem da equipe alvinegra em 2012.

Seja como for, é completamente inadmissível que o Galo leve uma surra dessas. Foi estranho, parecia que era combinado.

É só olhar os fatos antes do clássico: Atlético já salvo da degola, jogando de maneira aplicada e razoável, havia vencido rivais da sua grandeza, como Santos, Grêmio e Fluminense.

Já os azulados estavam cambaleantes, vinham de três empates com times da prateleira do meio no Brasil, e não inspiravam a mínima confiança nos torcedores e imprensa.

Explicado isso, dava para imaginar que o time do lado errado da lagoa ganharia assim, de forma tão destacada?

Não acredito. Ainda não posso provar, mas há alguma coisa muito mal contada nessa história.