Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Festival de Inverno da Funcec será em outubro

Fonte : APM/Funcec

A Funcec realiza de 8 a 12 de outubro o seu II Festival de Inverno. Este ano, o evento ocorre no início da primavera, mas o clima promete ser o mesmo da edição anterior :muita música e teatro agitando o cenário cultural de João Monlevade.
Promovido pelo Departamento de Cultura da Funcec, o evento vai movimentar diferentes espaços na cidade, entre eles a Praça do Povo, o Hipercomercial Monlevade, a Rede Graal, Mina da Água Limpa, Mina do Andrade e várias escolas. Shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, oficinas artísticas e mostras de artesanato estão no programa do festival.
Grupo Malacadabra, Grupo Mosaico, Banda Concreto, Grupo Bendegó, Banda Ímpar, Grupo Naipe de Ouros, Banda Infocus, Grupo Ekilíbrio, Quarteto Elos, Grupo Violar, Grupo Nitron Acústico e os grupo de choro Siricotico, Corta Jaca e Flor de Abacate são alguns dos convidados deste ano.

Conceição ataca Moreira no rádio

Conceição Winter (PMDB) criticou o prefeito Carlos Moreira (PTB) quando o jornalista Weber Ferreira, da Rádio Alternativa, perguntou se ela enfrenta a algum processo judicial. “Eu sempre tive uma vida pública limpa. Quem responde na justiça é o prefeito. Eu não usei advogado da prefeitura em ação nenhuma”, comentou, se referindo ao processo de improbidade administrativa que o Ministério Público move contra ela e Moreira. A vice-prefeita fez essa declaração durante entrevista no estúdio da emissora, na manhã de hoje,24,quando respondeu á várias perguntas feitas por jornais da cidade.

Novo salário dos vereadores será votado na segunda

O novo salário dos vereadores deve ser votado na próxima segunda-feira,29. Esse mês os parlamentares se reuniram três vezes, à portas fechadas, para discutir o assunto. O consultor e assessor especializado em Administração Pública, Milton Mendes Botelho, contratado para auxiliar na parte técnica do projeto que reajusta o salários do prefeito,vice,secretários municipais e vereadores, participou da primeira reunião.O valor do subsídio para a próxima legislatura deve ser votado até terça,30, portanto, os vereadores devem se reunir na segunda em caráter extraordinário.

Candidato a vereador é acusado por compra de votos

O candidato a vereador Antônio Edmilson Coelho Noronha, o Edmilson Cearense (PR), da “Coligação Monlevade Solidária”, é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de tentar comprar voto de duas eleitoras. No processo, de nº 261/2008 é citado o que levou à investigação. “Conforme apurado pelo Ministério Público, o candidato em questão é vendedor autônomo de produtos de limpeza. Ante isto, ele vem oferecendo ao eleitorado tais produtos, gratuitamente, bem como dinheiro, acompanhados de pedido de voto, às vezes explícita e outras vezes implicitamente”. Consta ainda que, o representado estaria prometendo “transportar os eleitores até a sua zona eleitoral, com a finalidade de angariar o voto destes”, cita o documento. Duas eleitoras foram identificadas. O candidato teria oferecido produtos de limpeza gratuitamente à denunciante e se mostrou disposto a perdoar uma dívida de R$60. Além disso, ele teria prometido levá-la de moto até o local de votação no dia 5 de outubro. Para outra eleitora, testemunha no processo, ele teria oferecido R$100, produtos de limpeza e prometeu transporte no dia do pleito. Receoso de que o caso se tornasse público, Cearense teria ameaçado a cunhada da denunciante. A representação foi oferecida pelo Ministério Público no dia 15 de setembro.
Edmilson Cearense apresentou defesa. Os advogados da coligação “Monlevade Solidária” argumentam que ele conhece a legislação eleitoral e nunca praticou o ato denunciado. “È verdade que o denunciado exerce a função de vendedor autônomo, e está em plena campanha eleitoral, porém, o mesmo nunca praticou tal ato, mesmo porque o candidato detém conhecimento da legislação eleitoral e sabe que tal crime pode comprometer sua campanha, e que o mesmo pode ter cassado seu registro ou seu diploma”, explica a defesa. A defesa alega que Cearense tem contato direto com eleitores todos os dias e por isso se interessou pela política. O desgaste com clientes seria natural, por eventuais dívidas ou insatisfação com os produtos oferecidos. “Vale lembrar que como se trata de uma pessoa conhecida na região e por atingir um número grande de eleitores, por ser vendedor autônomo haverá sempre adversários / inimigos. Caso condenado, Cearense pode ser processado na esfera civil e criminal. Na primeira ele pode ser multado em até cinquenta mil ufirs e ter o registro da candidatura cassado. Na segunda, ele pode pegar 5 anos de reclusão e ficar inelegível por três anos. A juíza eleitoral, Célia Ribeiro de Vasconcelos, analisou a defesa do candidato e deve marcar uma audiência, que ainda não tem data certa para ser realizada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sem debate, o jeito foi entrevistar

A noite de terça,16, pelo menos para esse jornalista que vos escreve, serviu para saber “quem é quem” nas eleições municipais de João Monlevade.Antes de começar minhas considerações, deixo claro que não pertenço á nenhuma sigla partidária e não tenho amizade ou antipatia por nenhum dos prefeitáveis. Converso com todos eles, mas sou um profissional da notícia, portanto, meu dever é registrar os fatos. O texto abaixo é uma análise fria, baseada no que aconteceu.
As entrevistas concedidas pelos três candidatos à prefeitura – Conceição Winter (PMDB), Gustavo Prandini (PV) e Railton Franklin (PDT) – no auditório da Funcec, foram esclarecedoras. Os candidatos tiveram cinco minutos para falar sobre plano de governo e o que os levou a se candidatar. Inicialmente a meta da Funcec era promover um debate, porém, somente Prandini aceitou a proposta. Sem o acordo, todos responderam 10 perguntas – formuladas por alunos e professores da faculdade – sobre variados temas. A atividade foi coordenada – muito bem, diga-se de passagem – pelo jornalista e professor Getúlio Neuremberg. Vamos ás entrevistas. Railton estava um pouco nervoso,mas foi razoável. Se comportou bem a maior parte do tempo, deu respostas seguras sobre educação e duplicação da ArcelorMittal e defendeu o prefeito Carlos Moreira (PTB) – investigado pela Justiça - , seu maior apoiador. O médico titubeou em perguntas sobre a atual administração, como o inchaço na prefeitura, e não soube informar qual o percentual do orçamento 2009 será gasto para fazer o pagamento dos funcionários. Escorregou, mas terminou em pé. Nota 7.Gustavo começou animado. Uma das primeiras frases ditas pelo advogado se referiam ao orçamento 2009. “Ao contrário do outro candidato, estou estudando o orçamento”, comentou. O oposicionista mostrou que, dos três prefeitáveis, é que se comunica melhor, mas isso não quer dizer que leva grande vantagem na corrida eleitoral.
Como representante da esquerda, demonstrou preocupação com a área social. Ele também falou sobre trânsito – hoje, um assunto complicado – e a não menos espinhosa questão da segurança pública. Nota 8.
Conceição foi muito aquém do esperado. Chegou atrasada, na última hora. Se enrolou para falar sobre a motivação para se candidatar e respondeu a maioria das perguntas de forma vaga ou fugindo do tema. Um exemplo : quando questionada sobre a liberdade de imprensa, não foi convincente. “Eu concordo plenamente com esse direito”, explicou. A vice-prefeita mostrou sérios problemas de comunicação. Por ter encarado de frente e ter participado do evento, nota 6, mas sua capacidade de expressão é preocupantes,precisa melhorar, e muito.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entrevistas

Em breve vou postar um novo texto sobre as entrevistas concedidas pelos três candidatos a prefeito em João Monlevade.
Aguardem!.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Reta final

Estamos há menos de 30 dias das eleições, a reta final se aproxima. Em João Monlevade, predomina o clima de suspense. Pela primeira vez na história, a corrida eleitoral tem três candidatos com chances reais de assumir a cadeira mais importante do município. Cada prefeitável tem seus trunfos e desafios.Conceição Winter (PMDB),secretária de Trabalho Social de 2001 até o início desse ano, quando foi exonerada do cargo pelo prefeito Carlos Moreira (PTB, conhece bem as pessoas mais humildes. Seu obstáculo são os eleitores que á associam ao continuísmo.
Gustavo Prandini (PV), apesar de ainda não ter assumido nenhum cargo público, foi candidato a vereador em 2004 e a deputado federal em 2006 e teve votações expressivas.Não possui experiência, mas conta com o apoio dos jovens e dos evangélicos, parcela de eleitores que pode fazer a diferença.
Railton Franklin (PDT) conta com o apoio do já citado Carlos Moreira e do deputado estadual Mauri Torres (PSDB). O problema é a avalanche de processos que a atual administração responde na justiça. As últimas pesquisas divulgadas pela imprensa mostram um páreo equilibrado. Conceição é a preferida dos eleitores na pesquisa estimulada (aquela em que o pesquisador apresenta as opções ao entrevistado), mas é seguida de perto por Gustavo. Railton vem atrás, com quatro pontos a menos. O Jornal Monlevade deve publicar um novo levantamento nas próximas semanas. Seja qual for o resultado, o certo é que a disputa será acirrada. As respostas para algumas perguntas dos jornalistas e eleitores em geral – “Quem é o vencedor (a)?, o que ele (a) vai fazer para a cidade?” será respondida somente depois da apuração das urnas. Até lá, é esperar para ver.