Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de julho de 2008

UEMG pode ter curso de Design Gráfico em 2009

A Universidade Estadual de Minas Gerais – campus João Monlevade pode implantar o curso de Tecnólogo em Design Gráfico em 2009. A informação é do diretor da instituição em João Monlevade, José Arnaldo da Mata Machado. A graduação - que deve durar dois anos e será oferecida pela manhã – deve ser supervisionada pela Escola de Design da Uemg em Belo Horizonte. Machado afirma que a possibilidade da implantação do novo curso é grande. “O curso já está montado, só depende de aprovação dos conselhos superiores”, afirma. O diretor disse ainda que a Uemg deve fazer uma pesquisa para avaliar a demanda. Se houver número suficiente de interessados, o curso terá início no próximo ano.

Vestibular da UEMG tem apenas 2% de desistências


Candidatos resolvem questões do vestibular da UEMG. Apenas 8 não comparecerem para o processo seletivo

Foto: Ulisses Nascimento

O Vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – campus João Monlevade , realizado na tarde de sábado, 26, teve apenas 2% de desistências. Dos 401inscritos para o processo seletivo do curso de Engenharia Metalúrgica, apenas 8 não compareceram para fazer as provas. Foram oferecidas 40 vagas. Os candidatos resolveram questões de múltipla escolha sobre Matemática, Português, Geografia, História, Biologia, Física e Química – e fizeram uma proposta de redação. Segundo o diretor da universidade, José Arnaldo Matta Machado, o curso – que recebeu conceito A do Conselho Estadual de Educação – foi implantado devido o perfil da região do Médio Piracicaba. “A duplicação da ArcelorMittal em Monlevade e o investimento de outras empresas torna esse curso oportuno”, explicou. A graduação será oferecida no horário da manhã na sede da UEMG. O resultado oficial do processo seletivo será divulgado hoje, 31.
Devido ao atraso na construção do novo bloco da universidade os aprovados para os cursos de Engenharia Ambiental e de Minas no processo seletivo de janeiro vão estudar provisoriamente no Centro Educacional, à noite.

Pós Graduação
A UEMG vai oferecer, a partir de agosto, a pós-graduação Latu Sensu em Gestão e Tecnologias Ambientais. Diferente dos outros cursos oferecidos pela instituição, esse será pago. A mensalidade deve ficar em R$350. De acordo com o diretor da universidade, 128 pessoas já se inscreveram para a especialização. A princípio serão oferecidas 40 vagas. Uma sala na sede da UEMG já está reservada para o curso.

Voluntários da ArcelorMittal cumprem mais uma etapa de campanha na BR-381


O comerciário Adorino Marcelino Filho conversa com o organizador da campanha,Carlos Augusto "Prateano", durante mobilização na BR-381.

Foto : Ulisses Nascimento

O último sábado, 26, serviu para que membros do grupo Pró-Voluntário cumprissem a segunda etapa da campanha “BR381- a vida pede passagem”. A atividade foi realizada de 8h30 às 12h30, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em João Monlevade. Os motoristas que passaram pelo local receberam camisetas, adesivos e uma cartilha sobre segurança no trânsito. De acordo com o organizador do movimento, Carlos Augusto Rosa Coelho, o “Prateano”, o objetivo da campanha é alertar os condutores. “Se conseguirmos sensibilizar um motorista, nosso trabalho está realizado”, disse. Ele acredita que o número de acidentes diminuiria se as pessoas tivessem mais respeito com as leis de trânsito. Faixas e outdoors foram colocados em outros pontos da estrada, como o trevo do Cruzeiro Celeste. No canteiro foram colocadas carcaças de veículos danificados por acidentes. O trabalho dos voluntários chamou a atenção. Para o caminhoneiro José Antônio Martins, de Ponte Nova, a campanha surtiu efeito. “Esse trabalho é muito bom. Poderia ser feito em outros trechos da estrada. Falta educação e responsabilidade no trânsito”, comentou. O comerciário Marcelino Adorino Filho, de Ipatinga, também gostou da campanha. “O que mais me impressionou foi a sensibilidade dos voluntários, a preocupação com o outro”, explicou. A próxima etapa do movimento está marcada para o dia 16 de agosto.

Essa á boa!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Conceição promete investimentos para o Cruzeiro Celeste

A vice prefeita e candidata a prefeitura Conceição Winter (PMDB) inaugurou na noite de hoje, 25, o comitê de campanha no bairro Cruzeiro Celeste.Acompanhada do vice, Djalma Bastos (PPS), do marido, o médico Antônio Roberto Lopes de Carvalho, Conceição prometeu investimentos para a região. Ela demonstrou bastante ânimo durente o evento, que contou com cerca de 60 pessoas.
-"Sou mulher de trabalho", disse.
O comitê peemedebista em Carneirinhos - situado em frente ao prédio da Cemig - será inaugurado na tarde de terça,29.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Ministério Público x Enscon



Mauro Lara dá explicações durante entrevista coletiva
Foto: Ulisses Nascimento

A Ação Civil que o Ministério Público move contra a Enscon Viação - concessionária do transporte público em João Monlevade - voltou a ser assunto da imprensa hoje,24.
A promotora Giselle Ribeiro de Oliveira acusa a empresa e a prefeitura desde 2005, ano em que foi realizada licitação para o transporte público. No dia 23 de julho o MPE propôs ação civil de improbidade administrativa contra o prefeito Carlos Moreira (PTB), o dono da Enscon - Mauro Severino Lara - e oito agentes públicos, entre eles a secretária de administração, Maria Elisa Bicalho e o assessor especial da secretaria de planejamento, Eduardo Bastos.
Hoje pela manhã, Mauro Lara conversou com jornalistas durante meia hora na sede da Enscon. Para o empresário,a denúncia da promotora é "precipitada". Ele entregou uma pesquisa e um relatório de prestação de contas - apresentado ao Conselho Municipal de Trânsito em reunião no dia 11 - aos repórteres.Lara não falou apenas da denúncia. Ele também criticou a Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de João Monlevade (Autcom)
-"A Autcom foi criada para promover algumas pessoas politicamente.Ela não contribuiu em nada para o transporte na cidade", disse o empresário.
Vale lembrar que, em 2005, Gustavo Prandini (PV) era o advogado da Autcom.
Pelo andar da carruagem,o assunto promete gerar muita discussão.

Missão quase impossível

A missão do galo no campeonato brasileiro está cada vez mais difícil,quase impossível. Ontem,23,o time foi goleado pelo Botafogo em jogo válido pela 14ª rodada do torneio. César Prates cometeu penâlti em Wellington Paulista aos 25 segundos. Isso mesmo, 25 segundos. O galo até pressionou, mas com esses jogadores, vai ficar difícil. No segundo tempo o time até que voltou animado, mas a noite não era das melhores. César Prates, que já havia prejudicado o galo com o penâlti, foi expulso. Alguns minutos depois, o segundo gol, em cruzamento da direita completado por Thiaguinho. O Botafogo fechou a conta com Carlos Alberto - depois de uma lambança da defesa - e Gil.
Alô diretoria!!!. Tá na hora de acordar!. Será que o pesadelo de 2005 não foi suficiente para aprender a lição? A história tá muito parecida, e esse filme de terror - Deus nos livre - a massa não quer ver de novo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Hora de vencer


O Atlético joga hoje,23,contra o Botafogo, no Rio, a partir das 21h40.
A partida é válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Galo anda devendo uma atuação convincente, além disso, não ganha do time da estrela solitária há sete anos. È hora de vencer.
Vai pra cima deles GALO!!!.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

13º dos Vereadores volta a causar polêmica.

O pagamento do 13º dos vereadores de João Monlevade voltou a ser motivo de polêmica. Ontem,16, a promotora Giselle Ribeiro expediu ofício recomendando que o legislativo monlevadense suspenda a gratificação.
Robertinho (PMN) e Juninho Starling (PTB) já pediram o adiantamento do 13º, conforme noticiado com exclusividade pelo Jornal Monlevade (leia a matéria na versão impressa ou pela internet no www.monlevadeonline.com.br).
A queda de braço entre os poderes é antiga. (Ministério Público x Câmara Municipal).
È esperar os próximos acontecimentos.

Pegaram pesado com Obama


Publicada na capa da revista New Yorker, a charge acima retrata o candidato democrata á presidência americana, Barack Obama como um muçulmano disfarçado e a sua mulher, Michelle, como terrorista.A cena também mostra um quadro lembrando a figura de Osama Bin Laden, e uma bandeira dos EUA queimando na lareira do salão oval da Casa Branca.
Pegaram pesado.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Inscrições abertas para o Vestibular da UEMG

A Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)- campus João Monlevade - abre inscrições no dia 14, segunda-feira, para processo seletivo do segundo semestre/2008 seu novo curso,Engenharia Metalúrgica.O novo curso terá duração de cinco anos e as atividades letivas serão iniciadas no dia 4 de agosto de 2008. Serão oferecidas 40 vagas e as inscrições deverão ser feitas pela internet, através do site www.uemg.br , até o dia 18, sexta-feira.
A taxa de inscrição, no valor de R$110,00 (cento e dez reais), poderá ser paga até o dia 21 de julho de 2008. O boleto com o valor desta taxa deverá ser impresso no ato da inscrição, onde os candidatos encontrarão o formulário e todas as orientações para os procedimentos necessários.No site também é possível encontrar mais informações sobre o processo seletivo.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

È hoje

È hoje o jogão entre Atlético e Flamengo.
A partida começa ás 21h40.
O rubro-negro é o líder do campeonato brasileiro, com 22 pontos.
Já o Galo tem está em 15º lugar, com 11 pontos, e tenta engrenar na competição.

Jornalismo da Funcec promove mostra acadêmica amanhã

Os alunos do 7º período de Jornalismo do IES/Funcec promovem mostra acadêmica amanhã, 10, a partir das 19h30, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Carneirinhos. Serão exibidos três vídeos produzidos por estudantes da instituição. O primeiro é a reportagem “Ascensão do Tráfico”, dos jornalistas Breno Botelho, Malu Sales e Alexander Starling. O trabalho mostra como o comércio da droga vem crescendo em João Monlevade e as medidas do poder público para combater e evitar o crime. O segundo vídeo é o telejornal Hiper Notícias, com uma série de reportagens feitas pelos alunos do 7º período em parceria com o Hiper Comercial Monlevade. O terceiro é o emocionante documentário “Lar São José - Lutar quando é fácil ceder”, trabalho de conclusão de curso feito pelas jornalistas Júnia Moreira e Lorena Martins. O cotidiano dos internos, colaboradores e funcionários do único asilo da cidade são temas desse vídeo, cuja marca é a qualidade da produção e das imagens, produzidas pelo jornalista Bruno Guimarães.
A mostra acadêmica é uma atividade da disciplina Prática de Comunicação e tem entrada franca. Mais informações pelo número 3852-4000.


Sobre o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo do IES/Funcec foi criado no ano de 2002 e representa um marco para o cenário da comunicação regional. Desde que a primeira turma foi constituída, é notória a melhoria da qualidade editorial e crítica dos veículos de comunicação do Médio Piracicaba. A Funcec, que conta com modernos laboratórios de TV, rádio, fotografia e informática, está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno até o dia 11 de julho. As inscrições podem ser efetuadas no site www.funcec.br. A prova está marcada para o dia 20 de julho e a mensalidade para o curso de Jornalismo é R$398.

Quarteto Alternância se apresenta em quatro cidades do interior

Entre os dias 25 e 27 de julho, o Quarteto Alternância viaja por quatro cidades do interior de Minas Gerais e leva ao público mineiro conhecimento musical erudito através de apresentações didáticas. Nova Era, João Monlevade, São Gonçalo do Rio Abaixo e ao distrito de Ipoema, no município de Itabira, irão presenciar concertos com muita música de qualidade. Mozart, Bizet, Villa-Lobos e Brahms são apenas alguns dos compositores que fazem o repertório do Quarteto Alternância. A iniciativa de circulação cultural, que tem o objetivo de democratizar o acesso da cultura e formar público, é da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, com parceria das prefeituras municipais.

Composto por integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais, o Quarteto Alternâncias pretende, ao participar do projeto de circulação, levar música de boa qualidade e bem executada a várias regiões de Minas Gerais, vivenciando uma experiência agradável e enriquecedora durante os concertos. O trabalho do grupo é embasado em pesquisas e aperfeiçoamento constantes, além do conhecimento individual que cada integrante construiu ao longo de anos de estudo sistemático.

Integram o Quarteto Alternância, a soprano Maria Lúcia Gurgel, a mezzo soprano Aline Araújo, o tenor Petrônio Duarte e o barítono Judson Freitas. Além destes nomes, o repertório será executado com acompanhamento de piano.

Programa:
W. A. MOZART
Laudate Dominum
Ave Verum

GABRIEL FAURÉ
Ave Maria

A. HAY MALOTTE
Pai Nosso

LÉO DELIBES
Lakmé
Dueto das flores

G. BIZET
Carmem
Habanera
Pescadores de Pérolas
Au fond du temple saint

J. BRAHMS
Quartette
Sehnsucht
Nächtens
Vier Zigeunerlieder
Himmel strahlt so helle und klar
Rote Rosenknospen
Brennessel steh na Weges Rand
Liebe Schwalbe, kleine Shwalbe

H. VILLA-LOBOS
Lundu da Marquesa de Santos

R. MIRANDA
Retrato

M. NOBRE
Dengues da mulata desinteressada

J. CHAVES
(arranjo: Afrânio Lacerda)
Amo-te muito

ANÔNIMO
(arranjo: C. A. P. Fonseca)
Muié rendera

Serviço
Nova Era
Data: 25 de julho – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Automóvel Clube de Nova Era
Endereço: Rua Governador Valadares, 430

João Monlevade
Data: 26 de julho - sábado
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Professor Antônio Gonçalves - CEJM
Endereço: Av. Wilson Alvarenga, s/nº

São Gonçalo do Rio Abaixo
Data: 27 de julho - domingo
Horário: 09h
Local: Igreja Matriz
Endereço: Praça da Matriz, s/nº

Ipoema
Data: 27 de julho – domingo
Horário: 17h
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Praça Augusto Guerra, s/nº

Vereadores entram em recesso a partir de amanhã

Os vereadores de João Monlevade entram em recesso a partir de amanhã, 10. Eles terão vinte e sete dias de descanso. Mesmo com as férias dos legisladores, a rotina da Câmara não será afetada. De acordo com a diretora-geral da Casa Legislativa, Kátia Domingues, todos os setores devem funcionar normalmente. “A Câmara não vai fechar”, garante. Os parlamentares voltam no dia 6 de agosto, data da primeira reunião ordinária do segundo semestre. Este ano os vereadores realizaram 22 reuniões ordinárias, contando com a de hoje,9.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jogo bom, resultado ruim


A impressão que tive assistindo a partida entre Atlético e Palmeiras no último domingo,6, disputada no Mineirão, foi no mínimo estranha: jogo bom, resultado ruim.
A parte boa foi a evolução do time, do goleiro Èdson ao atacante Eduardo. Todo mundo correndo e procurando o gol. Danilinho, apesar da atuação discreta, criou boas jogadas e foi uma boa opção pelo meio. O estreante Mariano me surpreendeu : além de marcar, o ex-ipatinguense apoiou o ataque. Cèsar Prates, na esquerda, também teve atuação segura, apesar de ter sido expulso, de forma injusta, diga-se de passagem.
O vacilo ficou por conta de Renan. O galo ganhava por um a zero, e podia matar o jogo. Foi o que falei quando o juiz marcou o penâlti " O Renan vai dar uma pedrada". Ledo engano: ele tentou a tradicional paradinha, mas se intimidou diante do experiente Marcos, que pegou tudo e mais um pouco durante o jogo, evitando uma goleada alvinegra.
Como o erro quase sempre é castigado, o meia Diego Souza cobrou uma falta com maestria e decretou a igualdade no placar, a nove minutos do fim.
Bom para o time de Luxemburgo, que veio ao Mineirão para empatar e distribuiu pancada o tempo inteiro. Concordo plenamente com um comentário que circula entre jornalistas esportivos e torcedores: Sem o chileno Valdívia, o Palmeiras é um time comum. È torcer para que ele seja negociado para algum time europeu.
Quanto ao Galo, fica a esperança de que vença o Flamengo, na quarta,9, e o Cruzeiro, no domingo,13.

sábado, 5 de julho de 2008

Boa idéia

Já pensou o que vai ser no futuro? Seja jornalista.
O IES/Funcec está com inscrições abertas para o vestibular - que será realizado no dia 20 de julho - e Jornalismo é um dos cursos oferecidos pela instituição.

Saiba mais sobre a profissão de jornalista:
O Jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Pode atuar em áreas como: Edição, Redação, Reportagem, Fotojornalismo ou Webjornalismo.
O curso de Jornalismo do IES/Funcec pretende dar ao profissional formação sólida e competência técnica específica, para que possa atuar num mercado diversificado, exercendo eticamente a profissão nos meios de comunicação. O Jornalista pode trabalhar em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão, agências de notícias, assessorias de imprensa e em diversos tipos de atividades relacionadas à Comunicação Social.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Dicas culturais


A meta aqui nesse espaço é falar de vários assuntos, preferencialmente, cultura, política,futebol e jornalismo.Já abordei os três últimos, mas, com o primeiro,ainda estou em dívida.Para mudar esse quadro,toda semana vou recomendar cd´s,livros,filmes e outras obras relacionadas á cultura de modo geral.Vamos á primeira:
Livro
Cidade de Deus.Baseado em fatos reais e escrito por Paulo Lins em 1997, o romance - transformado em filme pelo genial Fernando Meirelles em 2002 - traça um panorama das transformações vividas no conjunto habitacional entre as décadas de 1960 e 1980. Tráfico de drogas,violência generalizada,ausência do estado e dilemas éticos fazem parte desse livro, considerado pelos críticos como um dos melhores da literatura brasileira contemporânea. Vale a pena conferir!.

Notícias

Confira o que está acontecendo em Monlevade e
região na edição de hoje do Jornal Monlevade, nas bancas ou pelo site www.monlevadeonline.com.br.
Confira as manchetes:
UEMG recebe inscrições
Prata - Quinzinho recorre de multa
Corrida eleitoral tem início neste domingo

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sequência difícil

Essa postagem é para fazer justiça ao nome do blog, afinal o objetivo aqui é falar de política,cultura e... futebol.Então, vamos lá.
O Atlético terá uma sequência difícil no Campeonato Brasileiro.Três clássicos no mineirão.Neste domingo,6, enfrenta o Palmeiras, do estrategista Vanderlei Luxemburgo. Depois o Flamengo, líder da competição, e o Cruzeiro, rival que anda engasgado há pelo menos quatro partidas.
Se quiser avançar no torneio, o Galo é obrigado a vencer, mesmo enfrentando adversários tradicionais e em melhor fase.
A estratégia deve ser uma só : partir pra cima.